Home
Intranet
Imprimir
Mapa do Site
Fale Conosco

 

Subseção Judiciária de Picos
-------------------------------------------------------

Histórico

A Justiça Federal está mais próxima da população dos municípios da macrorregião de Picos, no interior do Estado do Piauí, desde o dia 11 de novembro de 2005, com a instalação da Subseção Judiciária naquele município. É o processo de interiorização da Justiça Federal avançando a passos firmes e largos pelos Estados da Primeira Região, que compreende 13 Estados e o Distrito Federal, tornando-se fato concreto.

O Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Federal Aloísio Palmeira Lima, e o Diretor do Foro da Justiça Federal no Piauí, Juiz Federal Márcio Braga Magalhães, instalaram a nova unidade do poder judiciário federal, em solenidade realizada na sede da Vara Federal, localizada na Rua Santo Antônio, nº 74, Centro, Picos-Piauí.

O evento contou com a presença do Desembargador Federal da 1ª Região, Daniel Paes Ribeiro, do Coordenador da Subseção Judiciária do município, Sandro Helano Soares Santiago, do Prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, do Deputado Federal José Francisco Paes Landim, do Secretário Estadual de Governo, Deputado Kleber Eulálio, do representante da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí, Deputado Warton Santos, do Procurador-chefe da União, Marcos Luiz da Silva, do Procurador-chefe da Fazenda Nacional no Piauí, José Antônio Lira Bezerra, do Procurador-chefe da Procuradoria da República no Piauí, Carlos Wagner Guimarães, os juízes federais desta Seccional, Rui Costa Gonçalves e Régis de Souza Araújo, entre outras autoridades.

O Presidente Aloísio Palmeira Lima dirigiu os trabalhos solenes do evento, cortou a fita inaugural, descerrou a placa de inauguração e realizou a primeira distribuição de processos da Subseção Judiciária de Picos, ao lado de outras autoridades.

Com a instalação, 16 servidores concursados que tomaram posse na mesma solenidade atenderão aos moradores dos 44 municípios da macrorregião de Picos. As causas ajuizadas, cíveis e criminais, serão julgadas pelo Juiz Federal Coordenador da Subseção, Sandro Helano Soares Santiago.

A Vara Federal de Picos terá jurisdição sobre os municípios de Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Aroazes, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bocaína, Caldeirão Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Jacobina do Piauí, Jaicós, Lagoa do Sítio, Marcolândia, Massapé do Piauí, Monsenhor Hipólito, Novo Oriente do Piauí, Padre Marcos, Paquetá, Patos do Piauí, Paulistana, Pimenteiras, Pio IX, Queimada Nova, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São José do Piauí, São Julião, São Luís do Piauí, Simões, Sussuapara, Valença do Piauí, Vera Mendes e Vila Nova do Piauí.

Picos é a primeira cidade do interior do Estado do Piauí a ser contemplada pela Lei 10.772/2003 e a receber uma Subseção Judiciária. A instalação da Vara de Picos tem especial significação, tendo em vista a localização privilegiada da cidade, considerada o elo entre os grandes centros, representando, ainda, um dos maiores e mais importantes pólos de desenvolvimento da região. A chegada da Justiça Federal com estrutura de pessoal e sede próprias vem contribuir para o progresso econômico e social da região. É um sonho antigo dos operadores do Direito picoenses e da própria população que sabe da importância da chegda de uma Vara da Justiça Federal à macrorregião de Picos.

 

Texto elaborado pela Comunicação Social da Seção Judiciária do Piauí.